terça-feira, 19 de agosto de 2014

ACIDENTE AÉREO MISTERIOSO

Depois de longo e tenebroso inverno eis me aqui de retorno para comentar um assunto que está na ordem do dia: a morte prematura do candidato à Presidência da República, Eduardo Campos (PSB). Vou tecer alguns comentários a respeito da onda de boatos e teorias de conspirações das mais variadas matizes, que tomou conta das redes sociais.Muitas teorias é de botar os bofes para fora de tanto ri; outras nem tanto  assim, pois o mundo está cheio de exemplos.

Nós brasileiros temos a mania de transformar assunto sério em galhofa, onde tudo, se tiver uma cervejinha gelada e um batuque, fica tudo beleza pura. Ocorre que a vida, na vera, joga pesado com os incautos e os negligentes. No mesmo dia que a aeronave caiu, à noite, vi pelo Jornal Nacional que a Policia Federal estava enviando para o local uma equipe de quatro peritos para dar incio às investigações. No local em que me encontrava assistindo o jornal havia outras pessoas e logo alguém comentou: mas isso é assunto da Aeronáutica. É verdade, disse, mas ocorre que antes da queda da aeronave há muito o que ser investigado, pois havia naquele voo passageiro que, pelo grau de importância, qualquer coisa que viesse a acontecer com ele seria capaz de mudar o rumo da história recente do Brasil.

Não sou especialista em assuntos policiais, pois especialistas já existem em profusão pelo Brasil afora. Apenas tenho alguma experiência no ramo da Inteligência de Estado, atividade bem próxima a da de policia. Sei, por exemplo, que a partir do momento em que uma autoridade, ou seja um dignitário, como era o caso especifico do candidato inicia suas atividades, imediatamente é acompanhado de equipe de segurança especializada e bem treinada para agir em quaisquer situações.  Seguramente não havia seguranças à bordo naquele fatídico voo.Conforme se revelou posteriormente ao acidente, só se encontravam assessores e fotografo acompanhando Eduardo Campos.

 A segurança, nesses casos, é para evitar quaisquer transtornos à autoridade, não é só no que se refere à atentados, não. A aeronave e demais veículos que estejam à disposição do dignitário, jamais deve ser abandonada pela equipe encarregada da segurança. Existem aqueles que não acreditam e acham que  nada vai acontecer, pois o argumento é: nunca aconteceu, não é agora que vai acontecer. Ledo engando, pois o imponderável está sempre à espreita e, para quem não caiu na real, ainda, o Mundo mudou  e mudou muito.

O que tem de ser investigado e, eu acho que já esta sendo, é toda a trajetória da aeronave, desde a sua última manutenção até o dia do voo, bem como todas as pessoas que, por um motivo ou outro, tiveram acesso à aeronave.

O Mundo esta infestado de malucos e nada deve ser descartado. Há muitos interesses em jogo.Não vamos ficar conjecturando apenas sobre a vida do candidato, sobre a má sorte do brasileiro nessa quadra, mas a realidade é que,  existem  interesses econômicos de todo tipo por detrás de muitas ações que, jamais passaria pela cabeça de alguém de boa fé. Sabe-se, por exemplo, que esse foi o primeiro acidente com  aeronave do tipo. Que segundo se noticiou, fora lançada em 1996 e, essa do acidente, fabricada em 2010. Não vamos ficar vendo chifre em cabeça de cavalo, mas é bom ficar atento, pois muita água ainda vai rolar por debaixo da ponte.

Nenhum comentário :

Postar um comentário